× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Enviar via
Ou ligue para (41) 99883-9782
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail




Como escolher cortinas para sua residência

Indispensáveis em uma sala de estar, as cortinas trazem conforto visual e aconchego, deixando o ambiente da residência muito mais bonito. Além disso, elas protegem o cômodo da luminosidade excessiva e garantem a privacidade dos moradores.

Mas para que a cortina possua o efeito desejado é importante observar alguns detalhes. Para isso, fizemos esse texto abordando tudo o que você precisa observar antes de comprar, ou mandar fazer, a sua cortina. Portanto, confira como escolher cortinas para sua residência!

Medidas da cortina

Antes de definir como será a cortina, é importante tirar as medidas da parede. O primeiro passo é medir a altura e a largura do local onde será colocada a cortina. Por ser um tipo de cortina que deixa a sala mais elegante, os modelos longos, que vão do chão até o teto, são os mais indicados, principalmente para ampliar o pé direito da casa.

Assim sendo, se a sua preferência for pelos modelos de cortinas curtas, saiba que eles são muito bons caso você tenha algum móvel embaixo da janela, e que impeça o uso de um modelo longo. Eles são preferenciais nesse sentido, justamente para manter a uniformidade do ambiente.

Funcionalidade da cortina

É importante analisar a funcionalidade da cortina, principalmente depois de tirar as medidas da parede. Para isso, você deve estabelecer qual será a utilidade dela: se a de bloquear a luz, trazer privacidade ou apenas decorar o local. Desse modo, o modelo escolhido deverá ser adaptado para a função específica que precisa atingir.

Cores

As cores das cortinas são elementos importantes, e precisam ser definidas de acordo com as características do ambiente. Assim sendo, as cores mais indicadas são as claras e neutras como o branco e o bege, pois além de não sobrecarregar o local, se adaptam a qualquer tipo de decoração.

Já se a intenção for a de bloquear a passagem de luz, o indicado é optar por tecidos mais escuros.

Tecidos

Por ser um tecido leve, fluido e com um ótimo caimento, o voil é o tecido mais usado para cortinas de sala. Entretanto, além dele é possível usar também linho, algodão e seda. Agora, se a intenção é conseguir um bloqueio maior da luminosidade, o ideal é usar um tecido mais grosso e encorpado, como a sarja e o veludo, por exemplo.

Tipos e modelos de cortina

Os acabamentos de cortina para residência geralmente causam muitas dúvidas. Basicamente, o ideal é que você opte pelos dois seguintes tipos: as cortinas de trilho ou as de varão. Os acabamentos possíveis de serem feitos para as cortinas de trilho são a prega americana, prega macho, prega fêmea e painel.

Já em relação aos modelos com varão, os acabamentos mais indicados são as argolas, ilhoses e passantes de tecido. Também é possível optar entre usar ou não um cortineiro, que geralmente é feito de gesso. Nesse caso, os acabamentos ficam relativamente escondidos.

Outra opção de uso são as persianas. Por ser um tipo de cortina com um ar mais despojado e moderno para o ambiente, elas podem ser usadas sozinhas ou combinadas com as tradicionais cortinas de pano.

Conclusão

Assim sendo, se você busca modelos de cortinas para residência, ilustrando sua sala e complementando a decoração, conte com as opções da Persianas Mais. Garantimos os melhores tipos para você utilizar na sala de sua residência. Não deixe de entrar em contato conosco!

Summary
Como escolher cortinas para sua residência
Article Name
Como escolher cortinas para sua residência
Description
Selecionamos dicas especiais para as cortinas embelezarem sua residência, complementando a decoração.
Author
Publisher Name
Persianas Mais
Publisher Logo