Como escolher cortinas para sua residência

Indispensáveis em uma sala de estar, as cortinas trazem conforto visual e aconchego, deixando o ambiente da residência muito mais bonito. Além disso, elas protegem o cômodo da luminosidade excessiva e garantem a privacidade dos moradores.

Mas para que a cortina possua o efeito desejado é importante observar alguns detalhes. Para isso, fizemos esse texto abordando tudo o que você precisa observar antes de comprar, ou mandar fazer, a sua cortina. Portanto, confira como escolher cortinas para sua residência!

Medidas da cortina

Antes de definir como será a cortina, é importante tirar as medidas da parede. O primeiro passo é medir a altura e a largura do local onde será colocada a cortina. Por ser um tipo de cortina que deixa a sala mais elegante, os modelos longos, que vão do chão até o teto, são os mais indicados, principalmente para ampliar o pé direito da casa.

Assim sendo, se a sua preferência for pelos modelos de cortinas curtas, saiba que eles são muito bons caso você tenha algum móvel embaixo da janela, e que impeça o uso de um modelo longo. Eles são preferenciais nesse sentido, justamente para manter a uniformidade do ambiente.

Funcionalidade da cortina

É importante analisar a funcionalidade da cortina, principalmente depois de tirar as medidas da parede. Para isso, você deve estabelecer qual será a utilidade dela: se a de bloquear a luz, trazer privacidade ou apenas decorar o local. Desse modo, o modelo escolhido deverá ser adaptado para a função específica que precisa atingir.

Cores

As cores das cortinas são elementos importantes, e precisam ser definidas de acordo com as características do ambiente. Assim sendo, as cores mais indicadas são as claras e neutras como o branco e o bege, pois além de não sobrecarregar o local, se adaptam a qualquer tipo de decoração.

Já se a intenção for a de bloquear a passagem de luz, o indicado é optar por tecidos mais escuros.

Tecidos

Por ser um tecido leve, fluido e com um ótimo caimento, o voil é o tecido mais usado para cortinas de sala. Entretanto, além dele é possível usar também linho, algodão e seda. Agora, se a intenção é conseguir um bloqueio maior da luminosidade, o ideal é usar um tecido mais grosso e encorpado, como a sarja e o veludo, por exemplo.

Tipos e modelos de cortina

Os acabamentos de cortina para residência geralmente causam muitas dúvidas. Basicamente, o ideal é que você opte pelos dois seguintes tipos: as cortinas de trilho ou as de varão. Os acabamentos possíveis de serem feitos para as cortinas de trilho são a prega americana, prega macho, prega fêmea e painel.

Já em relação aos modelos com varão, os acabamentos mais indicados são as argolas, ilhoses e passantes de tecido. Também é possível optar entre usar ou não um cortineiro, que geralmente é feito de gesso. Nesse caso, os acabamentos ficam relativamente escondidos.

Outra opção de uso são as persianas. Por ser um tipo de cortina com um ar mais despojado e moderno para o ambiente, elas podem ser usadas sozinhas ou combinadas com as tradicionais cortinas de pano.

Conclusão

Assim sendo, se você busca modelos de cortinas para residência, ilustrando sua sala e complementando a decoração, conte com as opções da Persianas Mais. Garantimos os melhores tipos para você utilizar na sala de sua residência. Não deixe de entrar em contato conosco!



Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?