- 25 de janeiro de 2024
- Posted by: admin
- Category: Uncategorized
Se tem algo que você provavelmente concorda, é de que é necessário ter uma sala com cortinas. Elas são indispensáveis para a sala de estar, pois trazem conforto visual, acolhimento e aconchego, deixando o local mais bonito.
São vários os benefícios oferecidos pelas cortinas. Porém, não é apenas o ato de pegar um pedaço de pano e pendurá-lo na parede que será um diferencial. Existem alguns detalhes básicos que devem ser seguidos para que a cortina atinja o efeito desejado.
Elaboramos o texto abaixo para você saber tudo o que precisa observar antes de realizar a compra de uma cortina. São dicas importantes para não errar na hora da seleção. Confira!
Medidas da cortina
Antes de definir qual será a cortina da sua sala, é importante tirar as medidas da parede. O ideal é que você comece medindo a altura e a largura do local onde pretende colocá-la.
Normalmente, cortinas longas são mais indicadas pois, além de irem do chão até o teto, deixam a sala muito mais elegante, sem contar que ampliam o pé direito da casa.
As cortinas curtas só devem ser utilizadas se existir algum móvel que fique abaixo da janela, e que possa atrapalhar um modelo mais longo.
Assim sendo, a cortina quase sempre é instalada junto ao teto, até esbarrar no chão. Nos casos em que você preferir deixar a barra mais comprida, lembre-se: o comprimento não pode se estender mais do que cinco centímetros do chão.
Já sobre a largura, o ideal é que ela deixe uma sobra de 20 centímetros para cada um dos lados, para garantir que ocorra o bloqueio adequado da luz, em cada um dos momentos do dia.
Funcionalidade
O próximo passo, depois de tirar as medidas da parede, é verificar a funcionalidade da cortina. Desse modo, verificar suas principais funções, como bloqueio da luz, e o quanto ela vai garantir privacidade são elementos essenciais para adequar a cortina aos seus propósitos.
Cores
As cortinas podem apresentar muitas cores, mas aquelas mais indicadas são as claras e neutras, como por exemplo:
- Branco;
- Bege;
- Rosé
- Tons de Off White.
Essas cores não sobrecarregam o visual do ambiente e podem ser combinadas com diferentes estilos de decoração. Mas sempre opte por cores escuras, caso seu desejo seja o de bloquear a passagem de luz.
Quanto às cortinas coloridas e estampadas, seu uso é permitido desde que em moderação, para que o ambiente não fique sobrecarregado.
Tecidos
O voil é o tecido mais utilizado para as cortinas de sala, por ser leve, fluido e por oferecer um excelente caimento. Os modelos de linho, algodão e seda também são bastante indicados.
Para que a luminosidade seja bloqueada, o ideal é que seja utilizado um tecido mais grosso e encorpado. A sarja e o veludo são os exemplos mais certeiros, nesse serviço. Cortinas com camadas duplas ou triplas podem ser usadas também, dependendo da necessidade e do estilo do ambiente.
Conclusão
Essas dicas podem facilitar as questões técnicas, para que fique mais fácil definir a sua compra. Caso possua alguma dúvida, não deixe de visitar a Persianas Mais e verificar todos os tipos de cortinas que oferecemos! Será um prazer receber você!