× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Enviar via
Ou ligue para (41) 99883-9782
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail




Confira dicas práticas para escolher cortinas para sala

Se tem algo que você provavelmente concorda, é de que é necessário ter uma sala com cortinas. Elas são indispensáveis para a sala de estar, pois trazem conforto visual, acolhimento e aconchego, deixando o local mais bonito.

São vários os benefícios oferecidos pelas cortinas. Porém, não é apenas o ato de pegar um pedaço de pano e pendurá-lo na parede que será um diferencial. Existem alguns detalhes básicos que devem ser seguidos para que a cortina atinja o efeito desejado.

Elaboramos o texto abaixo para você saber tudo o que precisa observar antes de realizar a compra de uma cortina. São dicas importantes para não errar na hora da seleção. Confira!

Medidas da cortina

Antes de definir qual será a cortina da sua sala, é importante tirar as medidas da parede. O ideal é que você comece medindo a altura e a largura do local onde pretende colocá-la.

Normalmente, cortinas longas são mais indicadas pois, além de irem do chão até o teto, deixam a sala muito mais elegante, sem contar que ampliam o pé direito da casa.

As cortinas curtas só devem ser utilizadas se existir algum móvel que fique abaixo da janela, e que possa atrapalhar um modelo mais longo.

Assim sendo, a cortina quase sempre é instalada junto ao teto, até esbarrar no chão. Nos casos em que você preferir deixar a barra mais comprida, lembre-se: o comprimento não pode se estender mais do que cinco centímetros do chão.

Já sobre a largura, o ideal é que ela deixe uma sobra de 20 centímetros para cada um dos lados, para garantir que ocorra o bloqueio adequado da luz, em cada um dos momentos do dia.

Funcionalidade

O próximo passo, depois de tirar as medidas da parede, é verificar a funcionalidade da cortina. Desse modo, verificar suas principais funções, como bloqueio da luz, e o quanto ela vai garantir privacidade são elementos essenciais para adequar a cortina aos seus propósitos.

Cores

As cortinas podem apresentar muitas cores, mas aquelas mais indicadas são as claras e neutras, como por exemplo:

  • Branco;
  • Bege;
  • Rosé
  • Tons de Off White.

Essas cores não sobrecarregam o visual do ambiente e podem ser combinadas com diferentes estilos de decoração. Mas sempre opte por cores escuras, caso seu desejo seja o de bloquear a passagem de luz.

Quanto às cortinas coloridas e estampadas, seu uso é permitido desde que em moderação, para que o ambiente não fique sobrecarregado.

Tecidos

O voil é o tecido mais utilizado para as cortinas de sala, por ser leve, fluido e por oferecer um excelente caimento. Os modelos de linho, algodão e seda também são bastante indicados.

Para que a luminosidade seja bloqueada, o ideal é que seja utilizado um tecido mais grosso e encorpado. A sarja e o veludo são os exemplos mais certeiros, nesse serviço. Cortinas com camadas duplas ou triplas podem ser usadas também, dependendo da necessidade e do estilo do ambiente.

Conclusão

Essas dicas podem facilitar as questões técnicas, para que fique mais fácil definir a sua compra. Caso possua alguma dúvida, não deixe de visitar a Persianas Mais e verificar todos os tipos de cortinas que oferecemos! Será um prazer receber você!

Summary
Confira dicas práticas para escolher cortinas para sala
Article Name
Confira dicas práticas para escolher cortinas para sala
Description
Para ter uma sala com cortinas à altura, saiba como selecionar cores, tecidos e medidas.
Author
Publisher Name
Persianas Mais
Publisher Logo