Como cortinas podem mudar o ambiente

Descubra como cortinas podem mudar o ambiente

Muitas vezes deseja-se renovar o espaço sem recorrer a reformas ou grandes mudanças. E nessas horas surgem dúvidas sobre quais elementos mais impactam na decoração com um bom custo-benefício.

Justamente por isso, a cortina é considerada uma das melhores opções para alterar o cômodo, uma vez que custa pouco e não gera transtornos. Por essa razão, neste post apresentamos as principais razões e alternativas para mudar o ambiente significativamente a partir de algo simples.

Quando trocar as cortinas?

Quando sua vida útil chega ao fim ou quando deseja-se mudar o espaço (residencial ou empresarial), sendo necessário substituí-las. Entretanto, antes da troca é preciso atentar-se a alguns detalhes:

  • comprimento e altura de acordo com o objetivo e a necessidade;
  • medidas da janela (sendo recomendada a compra de uma cortina maior do que seu tamanho total);
  • tipo de estrutura da base da cortina (varão ou trilho, por exemplo);
  • material.

Além disso, é preciso considerar se o objetivo é reduzir ou impedir a passagem de luz (como os modelos Blackout), se a cortina estará em contato com a umidade (sendo preciso opções mais resistentes e impermeáveis) e frequência de limpeza.

Tipos de cortina para cada cômodo

São inúmeras as opções disponíveis no mercado, tendo um tipo para cada cômodo e objetivo.

Sala

Para a sala, geralmente são usados tons neutros e claros como branco, bege e amarelo. Além disso, entre os principais materiais estão:

  • linho;
  • linho sintético;
  • renda;
  • poliéster;
  • seda;
  • algodão.

Desse modo, dependendo da escolha do material, forro e cor, o cômodo pode tornar-ser clássico, moderno ou descontraído.

Quarto

No quarto podem ser usadas cortinas similares às da sala. Entretanto, quando deseja bloquear a luz do sol, o blackout (de PVC) é a melhor opção. Também podem ser usados materiais leves e naturais como o algodão e a palha (como a romana).

Inclusive, quando o quarto é infantil, escolher temas de desenhos, estampas coloridas e cores claras podem tornar a decoração divertida e convidativa.

Cozinha

Devido ao contato com a umidade e a gordura, recomenda-se utilizar cortinas resistentes, seguras e fáceis de instalar, remover e limpar. Por esse motivo, os principais materiais indicados são:

  • fibras artificiais;
  • poliéster;
  • PVC;
  • alumínio;
  • bambu.

Dessa forma, somente com a troca do material ou da cor, a cozinha pode tornar-se alegre, moderna ou rústica.

Banheiro

É comum utilizar cortinas não apenas nas janelas, mas no banheiro para separar o espaço de forma a impedir que a água ultrapasse o limite estipulado. Além da resistência à água, esse tipo de modelo é mais acessível em relação às opções usadas em outros cômodos (podendo ser feita de PVC, poliéster ou polietileno), utilizando o varão como base.

Escritório

Cortinas são capazes de mudar completamente a proposta de ambientes corporativos. Por isso, ao escolher qual a melhor opção, é necessário considerar se o material fornece conforto térmico e controle de luz, uma vez que não apenas a estética, mas também a funcionalidade deve ser preservada.

Também podem ser consideradas outras alternativas além das cortinas, como por exemplo persianas, que além de serem menos volumosas, possibilitam um controle maior da entrada de luz nesse tipo de local.

Conclusão

Seja em residências ou empresas, as cortinas são amplamente utilizadas, sendo ótimas alternativas para complementar a estética ou mudar significativamente o espaço. Por isso, ao escolher um novo modelo, é necessário considerar não só o tipo de base, mas também o material, comprimento e objetivo, garantindo o sucesso da nova decoração.



Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?